Curso de Férias 2011Aprender, brincando!

Mais de 240 crianças, 110 das quais apadrinhadas, cerca de 25 voluntários, envolvimento de toda a comunidade e alegria contagiante caracterizam o Curso de Férias 2011 da Fundação da Criança e da Juventude, que arrancou no passado dia 18 de Julho e decorre até Setembro, por altura do início do ano lectivo.

portfolio image

Consideramos fundamental que as crianças aproveitem as férias escolares para brincar, pelo que no Curso de Férias, já o quinto consecutivo organizado pela FCJ, criámos actividades fundamentalmente lúdicas, mas sempre numa perspectiva pedagógica e de despertar de curiosidades. Os pequenitos já fizeram visitas às principais forças de segurança do país, Bombeiros, Quartel das Forças Armadas e Polícia, já brincaram na TVS, Rádio Jubilar e Jornal Kê Kuá, passearam no Museu Nacional e na Biblioteca, foram à praia, onde nunca resistem a dar um mergulho, entre muitas outras actividades, divididas este ano em três temas principais

Áreas Temáticas

Cidadania

Um dos motes da Fundação da Criança e da Juventude. Ao longo de todo o nosso percurso procurámos sempre a promoção da cidadania em estreita ligação com os direitos humanos, pelo que consideramos que é um tema vasto e no âmbito do qual podemos desenvolver actividades bastante enriquecedoras para o crescimento saudável das nossas crianças, nomeadamente através de acções ligadas à educação ambiental, prevenção rodoviária, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce, entre tantos outros.

Cultura

Julgamos ser de extrema importância incutir nas nossas crianças o gosto por actividades culturais, nomeadamente a leitura, o teatro ou visitas de estudo aos principais centros culturais do país – biblioteca, museu, arquivo histórico, etc. Também pretendemos, durante o curso de férias, desenvolver actividades ligadas especificamente à cultura santomense, como sejam música e danças típicas do país, bem como gastronomia ou celebrações directamente ligadas à história de S. Tomé e Príncipe.

Desporto

Não restam dúvidas sobre a importância do desporto na vida das crianças. É fundamental transmitir aos meninos e meninas o gosto pelo exercício físico e actividades desportivas, com vista a desenvolver-lhes a auto-estima e interesse por uma mente sã e corpo saudável. Nesse sentido, pretendemos promover jogos de futebol, de rugby e de voleibol, principalmente na praia, bem como outras formas de exercício, como sejam ginástica, capoeira ou jogos de lazer no exterior. Para a FCJ o desporto é uma das mais eficazes formas de desviar as crianças de percursos prejudiciais para sua vida.

Têm sido dias em cheio para os pequenotes e muito gratificantes para nós, por verificarmos resultados efectivos deste empreendimento nas crianças. Mais, o Curso de Férias 2011 não teria sido possível sem a ajuda dos nossos amigos, padrinhos e parceiros, pelo que fica o agradecimento a todos pela confiança e disponibilidade.

Algumas fotos...

  • Visita à TVS (Televisão Nacional Santomense
  • Aula de Voléi no Bairro da Cooperação Portuguesa
  • Visita à Policia Nacional
  • Aula de Nutrição na FCJ
  • Jogos na Praia Museu

Projectos

Documentos para Download

  • Pode fazer o download da Ficha de Apadrinhamento– download

  • Pode fazer o download da Ficha da Mochila Amiga– download

  • Pode fazer o download da Ficha da Encomenda Amiga– download

Projectos

  • Featured work
    Escola Aberta

    Este espaço de educação não - formal nasceu da necessidade que a Fundação sentiu em proporcionar às nossas crianças um espaço de complemento à formação escolar....

  • Featured work
    Apadrinhamento

    O conceito de Apadrinhamento consiste numa relação que se cria entre padrinhos e afilhados em que é proporcionado às crianças condições para uma alimentação equilibrada, materiais didácticos e escolares, vestuário, acesso a cuidados básicos de saúde, acompanhamento psicológico tentando sempre inserir estas crianças e jovens no contexto escolar tornando possível um futuro mais risonho. ..

  • Featured work
    Horta Escolar

    Horta Escolar é um projecto da Fundação da Criança e da Juventude, integrado no programa Fast Track e financiado pela FONG- Federação das ONG's do país. São Tomé e Príncipe é de uma riqueza avassaladora, no que diz respeito aos seus recursos naturais e potencial produtivo, pelo que a Horta Escolar pretende traduzir-se num real investimento ...