Escola Aberta - Um sonho tornado realidade

Escola Aberta é um projecto que a Fundação da Criança e da Juventude foi desenvolvendo ao longo dos seus seis anos de existência, tendo-o concretizado no ano lectivo de 2010/11. Um projecto que precisou de tempo para ser bem estruturado e de um estudo detalhado da comunidade para se impor como uma necessidade. Mas também um sonho tornado realidade! Porque para nós, cada sonho nosso é mais um "passo pequenino, mas firme que damos em direcção a um mundo melhor".

portfolio image

A instituição esteve sempre de portas abertas para a comunidade, numa perspectiva de educação não formal e ocupação de tempos livres direccionada especialmente para crianças e jovens carenciados e tendo sempre em vista a sua finalidade prioritária de promoção dos direitos humanos, cidadania e igualdade de oportunidades.

A Escola Aberta veio concretizar este processo, através de um espaço aberto a toda a comunidade e com o objectivo de um real intercâmbio social, cultural e educacional entre as crianças. Na Escola Aberta temos escalões de mensalidades adaptados à capacidade financeira de cada família, com vista ao envolvimento e responsabilização de toda a sociedade pelos meninos e meninas que um dia serão os pais de São Tomé e Príncipe.

Nesse sentido, referimos também a possibilidade de apadrinhamento da frequência de uma criança na Escola Aberta através do pagamento de um valor mensal simbólicoEducar, formar, informar e partilhar imperam como as componentes chave deste projecto, onde procuramos abrir horizontes, despertar curiosidades e potenciar o melhor de cada criança, através de actividades lúdico-pedagógicas, complementares da educação familiar e escolar. Temos aulas de acompanhamento escolar, educação ambiental, artes plásticas, dança, música, teatro, francês e inglês, e capacidade para receber cerca de 180 crianças, dos 6 aos 14 anos, divididas pelos dois períodos, o da manhã e o da tarde.

A Escola Aberta funciona nas instalações da FCJ, travessa do Pelourinho, distrito de Água Grande. Aguardamos com entusiasmo o segundo ano lectivo de funcionamento do espaço, a ter início em Setembro, considerando que o primeiro ano de experimentação foi um sucesso, ainda que também nós estejamos em constante processo de aprendizagem no caminho para o mundo que queremos construir para os nossos pequenotes.

Algumas fotos...

  • Lanche no V Aniversário da Sede da Fundação da Criança e da Juventude
  • Acompanhamento Escolar
  • Programa de Rádio pelas Crianças
  • Visita ao Arquivo Histórico
  • Actividade de reutilização de materiais na Praia Museu

Projectos

Documentos para Download

  • Pode fazer o download da Ficha de Apadrinhamento– download

  • Pode fazer o download da Ficha da Mochila Amiga– download

  • Pode fazer o download da Ficha da Encomenda Amiga– download

Projectos

  • Featured work
    Escola Aberta

    Este espaço de educação não - formal nasceu da necessidade que a Fundação sentiu em proporcionar às nossas crianças um espaço de complemento à formação escolar....

  • Featured work
    Apadrinhamento

    O conceito de Apadrinhamento consiste numa relação que se cria entre padrinhos e afilhados em que é proporcionado às crianças condições para uma alimentação equilibrada, materiais didácticos e escolares, vestuário, acesso a cuidados básicos de saúde, acompanhamento psicológico tentando sempre inserir estas crianças e jovens no contexto escolar tornando possível um futuro mais risonho. ..

  • Featured work
    Horta Escolar

    Horta Escolar é um projecto da Fundação da Criança e da Juventude, integrado no programa Fast Track e financiado pela FONG- Federação das ONG's do país. São Tomé e Príncipe é de uma riqueza avassaladora, no que diz respeito aos seus recursos naturais e potencial produtivo, pelo que a Horta Escolar pretende traduzir-se num real investimento ...