Horta Escolar - Plantando para Colher no Futuro

A Horta Escolar é um projecto da Fundação da Criança e da Juventude, integrado no programa Fast Track e financiado pela FONG- Federação das ONG's do país. São Tomé e Príncipe é de uma riqueza avassaladora, no que diz respeito aos seus recursos naturais e potencial produtivo, pelo que a Horta Escolar pretende traduzir-se num real investimento para o progresso do arquipélago, mas ainda assim "um passo pequenino, mas firme em direcção a um mundo melhor!".

portfolio image

O objectivo primordial do empreendimento é o de constituição de uma horta escolar que, com o contributo de toda a comunidade, produza o suficiente para fornecer de vegetais a cantina da própria escola. Neste processo, pretende-se dotar todos os envolvidos de conhecimentos práticos de horticultura, que podem ser posteriormente utilizados nas suas casas e restante território. Iniciámos o projecto em Outubro de 2010, em Quimpo, no distrito de Cantagalo, no interior do país, e já toda a população desta comunidade se entusiasmou com o sucesso do mesmo.

A manutenção efectiva da horta está a cargo dos adultos, ficando as crianças com as tarefas mais simples e estabelecendo-se desde logo o princípio de que a horta é da escola para a escola. Em assembleia geral da comunidade, foi eleito um porta-voz, Responsável pela Horta, que tem como principal função a calendarização e distribuição das tarefas relativas à mesma.

Foi igualmente criada uma Comissão de Mães, com o objectivo de supervisionar a distribuição uniforme das doações da FCJ à comunidade, bem como o de dar apoio ao Responsável pela Horta, ficando a instituição incumbida de dar assistência a todo o processo, através de reuniões quinzenais na comunidade. A nossa ambição é a de que todas as escolas do país tenham a sua própria horta, numa perspectiva de ocupação de tempos livres e educação não formal das crianças e adultos que as acompanham, uma das principais bandeiras da nossa caminhada. Certo é, que as primeiras sementes que plantámos já começaram a dar frutos.

Algumas fotos...

  • Plantação das primeiras sementes da Horta Escolar
  • Placa da Horta Escolar
  • Trabalho na Horta
  • Construcção do Espantalho (Idalécio)
  • Vista geral da Horta

Projectos

Documentos para Download

  • Pode fazer o download da Ficha de Apadrinhamento– download

  • Pode fazer o download da Ficha da Mochila Amiga– download

  • Pode fazer o download da Ficha da Encomenda Amiga– download

Projectos

  • Featured work
    Escola Aberta

    Este espaço de educação não - formal nasceu da necessidade que a Fundação sentiu em proporcionar às nossas crianças um espaço de complemento à formação escolar....

  • Featured work
    Apadrinhamento

    O conceito de Apadrinhamento consiste numa relação que se cria entre padrinhos e afilhados em que é proporcionado às crianças condições para uma alimentação equilibrada, materiais didácticos e escolares, vestuário, acesso a cuidados básicos de saúde, acompanhamento psicológico tentando sempre inserir estas crianças e jovens no contexto escolar tornando possível um futuro mais risonho. ..

  • Featured work
    Horta Escolar

    Horta Escolar é um projecto da Fundação da Criança e da Juventude, integrado no programa Fast Track e financiado pela FONG- Federação das ONG's do país. São Tomé e Príncipe é de uma riqueza avassaladora, no que diz respeito aos seus recursos naturais e potencial produtivo, pelo que a Horta Escolar pretende traduzir-se num real investimento ...