Fundação da Criança e da Juventude
"Passos pequeninos, mas firmes em direcção a um mundo melhor!"
A Fundação da Criança e da Juventude é uma Instituição de Solidariedade Social sem fins lucrativos, de mérito reconhecido, estabelecida em São Tomé e Príncipe desde Dezembro de 2005. "Passos pequeninos, mas firmes em direcção a um mundo melhor" é o lema dos trilhos que vamos traçando com vista à promoção dos direitos humanos, igualdade de oportunidades, educação para a cidadania e protecção de menores e jovens carenciados.

portfolio image

São Tomé e Príncipe é um pequeno país insular situado no Golfo da Guiné, de beleza avassaladora e costumes peculiares, mas cuja insularidade geográfica, associada à descontinuidade do território, limitação dos recursos minerais, fraco dinamismo e pouca diversificação do seu tecido produtivo o tornam vulnerável face às exigências do mercado além-fronteiras e condicionam a sua integração regional e internacional. Por outro lado, a maioria da população local, cerca de 70%, é constituída por crianças e jovens, o que garante um potencial futuro de grande desenvolvimento para o país. É assim, nesse sentido que actua a Fundação da Criança e da Juventude, com o objectivo primordial de desenvolvimento de programas de intercâmbio educacional, pedagógico, social, cultural, ambiental e científico-tecnológico, envolvendo toda a comunidade, família e idosos, e tendo sempre em vista a promoção social de menores e jovens carenciados física, psicológica e economicamente.


Consideramos também de extrema importância, a aposta no ensino não formal, enquanto reforço dos conhecimentos adquiridos na escola, e ocupação de tempos livres, através de actividades lúdico-pedagógicas e com o intuito de abrir horizontes, explorar potenciais, despertar curiosidades e interesses por áreas diversas tanto nas crianças e jovens do país, como nos dos seus pais e familiares.

Nem sempre é fácil o trabalho que desenvolvemos, mas é certamente gratificante, não só porque estamos rodeados de sorrisos luminosos e alegres dos nossos pequenotes todos os dias, mas também pelos resultados efectivos do mesmo, que vamos observando na sociedade santomense.

Fomos realizando ao longo destes 6 anos de existência, várias acções de sensibilização e formação com as escolas, professores e comunidade em geral, além de campanhas de solidariedade para angariação de material didático, brinquedos, vestuário e alimentos, que posteriormente foram distribuídos em diversas escolas e comunidades.

Quem somos

Projectos

  • Featured work
    Escola Aberta

    Este espaço de educação não - formal nasceu da necessidade que a Fundação sentiu em proporcionar às nossas crianças um espaço de complemento à formação escolar....

  • Featured work
    Apadrinhamento

    O conceito de Apadrinhamento consiste numa relação que se cria entre padrinhos e afilhados em que é proporcionado às crianças condições para uma alimentação equilibrada, materiais didácticos e escolares, vestuário, acesso a cuidados básicos de saúde, acompanhamento psicológico tentando sempre inserir estas crianças e jovens no contexto escolar tornando possível um futuro mais risonho. ..

  • Featured work
    Horta Escolar

    Horta Escolar é um projecto da Fundação da Criança e da Juventude, integrado no programa Fast Track e financiado pela FONG- Federação das ONG's do país. São Tomé e Príncipe é de uma riqueza avassaladora, no que diz respeito aos seus recursos naturais e potencial produtivo, pelo que a Horta Escolar pretende traduzir-se num real investimento ...